''Operação Navis'': Senad captura chefão do tráfico e apreende quase 1 ton de cocaína

Da Redação


Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) prenderam, Fernando Enrique Balbuena Acuña, vulgo "Riki" ou "Herrero", suposto líder de uma poderosa organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína com sede em Eusebio Ayala, no Paraguai. Foi durante uma série de operações simultâneas realizadas no âmbito da “Operação Navis”, quando também apreenderam quase 1.000 quilos da droga.

Segundo a Senad, o detido é filho de um ex-deputado do departamento da Cordilhera. Um cidadão ucraniano, de 49 anos, também foi detido durante uma das operações na cidade de Fernando de La Mora.

A captura ocorreu em seis incursões simultâneas de agentes especiais da Senad e promotores da Unidade Especializada de Combate ao Tráfico de Drogas. Três intervenções foram realizadas em Eusebio Ayala e Cordillera. Além disso, foram realizadas incursões em Luque, Fernando de la Mora e San Lorenzo.

A operação se chama "Navis" e tem como objetivo desmantelar uma poderosa organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína. De acordo com as investigações, tem sua sede principal na cidade de Eusebio Ayala.

Acredita-se que trabalharam com mulas

Durante as buscas realizadas em Luque e San Lorenzo, em casas utilizadas pela estrutura criminosa em questão, foi encontrado um grande número de malas e sacos com vestígios de cocaína. Com base nisso, presume-se que a estrutura também foi dedicada ao recrutamento de "mulas" para o transporte de embalagens de cocaína para a Europa dentro de um fundo duplo em malas.

Coordenador de outros grupos

Segundo a Senad, o suposto narcotraficante comandava e coordenava várias operadoras encarregadas de adquirir volumes de cocaína e estocá-los no departamento de Cordillera. Posteriormente, as cargas ilegais milionárias foram transportadas pela hidrovia Paraguai/ Paraná, saindo do Atlântico e daí para os principais portos da Europa.

Em uma das batidas, especificamente em uma fazenda localizada em Eusebio Ayala, os agentes especiais da Senad apreenderam, 947 quilos de cocaína, além de veículos, dinheiro e outras provas. A droga estava em uma fazenda localizada a 200 metros da casa do suposto chefe do tráfico. A carga estava sendo preparada para um próximo embarque e o valor da droga no mercado europeu poderia chegar a US$ 60 milhões.  

 

Eles estavam preparando um carregamento

De acordo com os primeiros dados, o stash estava sendo preparado para posterior embarque pela rota detalhada.

A captura de “Riki” e o desmantelamento de seu esquema ocorreram após investigação de pelo menos sete meses pela Diretoria Geral de Inteligência do Senad. Com informações do Jornal da ABC Color

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!